1. Home
  2. » 
  3. Transportes

Transportes

O setor dos transportes é um dos pilares da economia portuguesa e da vida dos portugueses, desempenhando um papel fundamental na ligação do país com o resto do mundo e na circulação de pessoas e bens dentro do território nacional.

A história dos transportes em Portugal e no mundo remonta à pré-história, quando as pessoas utilizavam longos pedaços de madeira para se deslocarem e aos seus pertences pelos rios ou após a invenção da roda, com recurso a carroças e animais de carga.

No entanto, foi a partir do século XIX que a rede de transportes nacional começou a desenvolver-se de forma significativa, com a construção de novas estradas e caminhos de ferro que facilitaram grandemente o acesso a todas as partes do país. Marcos desta evolução foi a construção do primeiro troço de autoestrada (1944) e a abertura do Aeroporto da Portela (1942), a inauguração da atual Ponte 25 de Abril (1966) e da Ponte Vasco da Gama, a segunda maior da Europa (1998).

Hoje em dia, Portugal conta com uma rede de transportes moderna e diversificada, que inclui estradas, caminhos de ferro, portos e aeroportos:

Portugal conta com uma rede viária em evolução, que já apresenta uma extensão de autoestrada muito assinalável, mais de 3000 km, o que representa quarta maior rede de autoestradas da Europa.

Menos avançada é a rede ferroviária nacional, presentemente composta por mais de 3600 km de ferrovia, dos quais cerca de 70% se encontram em exploração, e mais de 1700 km, eletrificados. De momento, a ferrovia de alta velocidade ainda não é nada de concreto em Portugal.

Em 2022, passaram pelos aeroportos portugueses (dos quais se destacam, largamente, o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto) mais de 56,8 milhões de pessoas, dos quais a grande maioria em viagens internacionais.

São várias as empresas portuguesas de referência no setor dos transportes, tanto públicas como privadas. Entre elas, podemos destacar as seguintes:

  • A Infraestruturas de Portugal (IP), empresa pública resultante da fusão entre a REFER, Rede Ferroviária Nacional, e a EP, Estradas de Portugal, e que tem como missão a gestão das infraestruturas ferroviárias e rodoviárias do país.
  • A Brisa, responsável pela concessão de uma grande extensão de autoestradas e pontes, e a Via Verde, que oferece serviços de portagem eletrónica em autoestradas e parques de estacionamento, bem como outros serviços relacionados com mobilidade.
  • Outra empresa de referência no setor dos transportes do nosso país é a CP - Comboios de Portugal, que, com mais de um século e meio de história, é de longe o mais significativo operador ferroviário do país e que oferece serviços de transporte de passageiros e mercadorias.
  • A Carris, tutelada pela Câmara Municipal de Lisboa, foi fundada em 1872 e continua a ser responsável por uma vasta rede de autocarros e elétricos urbanos na capital.
  • Impossível não referir ainda a TAP Air Portugal, companhia aérea estatal portuguesa, fundada em 1945 e que atualmente voa para 93 destinos de todo o mundo, incluindo América do Norte e do Sul, Europa e África.
  • No que diz respeito ao transporte marítimo, destacam-se a Portline e a Transinsular, duas das principais empresas de transporte de mercadorias em Portugal. A Portline atua globalmente, ao passo que a Transinsular atua principalmente nas regiões do Mediterrâneo, África Ocidental e América do Sul.

Apesar dos desafios com que se tem deparado, como os associados a decisões políticas e às flutuações da economia global, este setor tem vindo a sofrer uma profunda evolução nos últimos anos, com investimentos em infraestruturas e tecnologia que vieram tornar os sistemas de transporte muito mais seguros e eficazes.

Entre as políticas e projetos recentes destinados a dinamizar o setor, tanto em termos de infraestrutura como de regulamentação, podemos referir o Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) e o Plano Ferroviário Nacional (PFN), atualmente focado na modernização dos caminhos-de-ferro nacionais, de modo a proporcionar-lhes maior competitividade.

ANSR
Antral
Ascendi
Atlânticoline
Barraqueiro
Brisa
Carris Metropolitana
Carris Transporte Passageiros
CP Comboios de Portugal
EMEL
Eporto
Eurolines
Fertagus
FlixBus
Free Now
GLS
IMTT
Metro do Porto
Rede Nacional Expressos
Rodonorte
Rodoviária do Tejo
SMTUC
STCP
TNB
Transdev
Transportes Resende
Transportes Sul do Tejo
VIA VERDE
Vimeca Transportes