Fundada em 2008, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras é uma companhia aérea de capital aberto, cotada na Bolsa de São Paulo.
Uma parte importante do seu modelo de negócios consiste em fornecer serviços aéreos frequentes, a preços acessíveis, para zonas do Brasil onde a oferta era insuficiente. Além disso, o universo Azul também inclui a Azul Cargo Express, uma unidade logística que combina transporte aéreo de carga com entrega ao domicílio, e a Azul Viagens, uma operadora turística de referência.
O crescimento da Azul tem sido notório, não só em termos de números, mas também ao nível de distinções conquistadas em virtude da qualidade do serviço prestado. Algumas marcas que vale a pena destacar:
- Em 2009, a Azul foi primeira companhia de aviação do mundo a transportar mais de cinco milhões de passageiros nos seus primeiros dois anos de vida.
- Considerada a companhia aérea low cost mais pontual do mundo em 2015.
- Eleita a melhor transportadora aérea do mundo nos Traveller's Choice Awards do TripAdvisor em 2020.
- Em 2023, foi distinguida pela Cirium como a 2ª companhia de aviação mais pontual do mundo.
Apesar da desaceleração ditada pela pandemia, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras é hoje em dia a maior companhia aérea brasileira em termos de número de destinos servidos, num mercado onde tem como principais concorrentes a Latam e a Gol. Adicionalmente, conta com mais de 12 mil funcionários e fechou o ano de 2023 com receitas recorde de 19 mil milhões de reais (cerca de 3.500 milhões de euros). A sua frota de mais de 180 aeronaves voa para mais de 160 destinos domésticos e internacionais, incluindo Lisboa.
Azul Atendimento ao Cliente - Telefone
A Azul não possui escritórios no nosso país. No entanto, tem uma linha de atendimento gratuita em Portugal, o número de telefone 800 602 985. Formas alternativas de contacto com a Azul são o chat online da área de ajuda do site e o email contato.site@voeazul.com.br.
Uma outra possibilidade a considerar na hora de entrar em contacto com a Azul é através da sua página do Facebook, @AzulLinhasAereas, onde costuma responder aos comentários.
Embora a Azul não seja uma empresa europeia, ao operar no espaço aéreo europeu tem de seguir a legislação da UE em matéria de direitos dos passageiros - mais concretamente, o Regulamento (CE) 261/2004 do Parlamento Europeu - em concreto, no que diz respeito às viagens com origem em aeroportos da UE e destinos extracomunitários. Nestes casos, é possível apresentar reclamações por atrasos, perdas de bagagem e outros motivos, em formulário próprio, à autoridade nacional competente no país onde ocorreu o incidente, que em Portugal é a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).
Vale a pena referir que a Azul, que já foi acionista da TAP, tem desde o final de 2023 um acordo de "code-share" (voos partilhados) alargado com a transportadora aérea nacional, que permite ao cliente da Azul ter, no mesmo cartão de embarque, tanto a parte da viagem realizada num avião da Azul como a realizada num da TAP.
Da mesma forma, é possível ao cliente Azul acumular pontos TudoAzul ao voar na TAP e ao cliente TAP acumular milhas ao voar na Azul.