A ENDE, abreviatura pela qual é conhecida a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade, é a empresa pública de distribuição de eletricidade em Angola, que domina o setor no país.
Fundada em 1987 e tutelada pelo Ministério da Energia e Águas, tem a sua sede na Rua Cónego Manuel das Neves, 234, em Luanda.
O setor elétrico de Angola enfrenta no presente desafios consideráveis, como a necessidade de expandir a infraestrutura e melhorar a eficiência operacional. Segundo um estudo publicado pela Associação Lusófona de Energias Renováveis, em 2022, apenas 42% da população angolana tinha acesso a eletricidade em suas casas, com a taxa de eletrificação a variar entre mínimos de 10% no interior e máximos de 66% em Luanda.
Junta-se a este cenário a contestação enfrentada pela ENDE em consequência dos aumentos de preços que tem vindo a realizar, mas que, segundo os responsáveis, continuam a não ser suficientes para cobrir os custos dos serviços prestados.
Não obstante, o governo de Angola tem como meta atingir uma taxa de eletrificação global de 50% até 2025 e a ENDE, cuja missão consiste em prestar um serviço de fornecimento elétrico de qualidade, por forma a contribuir para o crescimento da economia e o bem-estar dos cidadãos, terá um papel fundamental nesse processo.
O site da ENDE faz a apresentação da empresa, dos serviços por ela prestados e dos tarifários em vigor. Apresenta também ao consumidor toda uma série de recursos informativos úteis, com informações simples e intuitivas sobre como ler a fatura e as diferentes formas de pagamento disponíveis para tarifários pré e pós-pagos.
Ainda no site, é possível acompanhar as mais recentes novidades e projetos associados à ENDE, criar um registo na sua área de clientes, criada para tornar mais simples a gestão dos serviços contratados, saber, através da área “comunicados”, informações sobre cortes, avarias, restrições e outras informações pertinentes, e ainda conhecer melhor os diferentes canais de atendimento disponíveis.
Como entrar em contacto com ENDE?
Dito isto, é possível entrar em contacto com o serviço de atenção ao cliente da ENDE de distintas formas:
- Presencialmente, através das dependências e agentes autorizados da empresa.
- Através da central de atendimento telefónico da ENDE, cujo número de contacto principal é o +244 222 641 750, mas que também tem disponíveis os números +244 222 641 760, +244 993 134 342, +244 993 134 343, +244 936 255 683, +244 949 261 001 e o mais recente +244 923 166 850, este último também com atendimento em umbundo, quimbundo, kikongo e inglês.
- Utilizando o endereço de email ende@ende.co.ao.
Especialmente em caso de reclamação, é ainda possível recorrer ao Provedor do Cliente ENDE, serviço apresentado como um canal de aproximação entre a empresa e o consumidor final, e que pode ser contactado através de um formulário específico, disponível na área de eServiços do SEPE - Portal dos Serviços Públicos Electrónicos do Governo de Angola ou, em alternativa, expor a situação em causa ao Instituto Nacional de Defesa do Consumidor de Angola (Inadec).
A presença da ENDE nas redes sociais é discreta, mas merece destaque a sua página oficial no Instagram, @ende_oficial, que oferece informação de confiança, atualizada com frequência.