TDT, abreviatura pela qual é conhecida a televisão digital terrestre, é um sistema de transmissão de sinal de TV que, neste momento, já substituiu o antigo sinal analógico em grande parte do mundo.
Tal como nas antigas transmissões analógicas, o sinal TDT consiste em ondas rádio que são transmitidas através de uma rede de repetidores terrestres e finalmente captadas pelas antenas que servem as casas dos utilizadores.
No entanto, ao contrário do sinal analógico, para gerar imagem e som perceptíveis ao espectador, o sinal digital de TV precisa de ser descodificado após recebido. Esta descodificação tanto pode ser garantida pelo televisor do utilizador final, se possuir essa funcionalidade, como por um dispositivo específico, a chamada box TDT.
É precisamente na codificação do sinal que reside a maior vantagem da TDT, dado que esta forma de transferência permite:
- O recurso a algoritmos corretivos de erros de transmissão, muito úteis porque todas as transferências por ondas rádio estão sujeitas a interferências, que eram um problema comum e grave do antigo sinal analógico.
- A compressão do sinal, que represente uma utilização mais eficiente da largura de banda disponível e uma melhor qualidade de imagem e som, além da possibilidade de transmitir serviços interativos aos consumidores.
Foi precisamente esta economia de espectro de frequência face às transmissões analógicas que fez os países da União Europeia optar por uma migração concertada para a TDT, tendo ficado definido que o sinal analógico seria desligado até 2012.
As primeiras experiências com TDT em Portugal surgiram ainda no final do século XX. No entanto, após anos de dificuldades de implementação, agravadas pela crise económica mundial da altura, a emissão regular via TDT só começou em 2009.
Na sequência de concurso público, ficou definido que a rede TDT em Portugal será gerida até 2023 pela PT Portugal, hoje em dia parte da Altice, que também comercializa um serviço de TV/comunicações/multimédia de subscrição, o Meo. Não obstante, o serviço TDT é gratuito e universal, ou seja, supõe-se que chegue a toda a população.
São transmitidos em Portugal 7 canais TDT: RTP 1, RTP 2, RTP 3, RTP Memória, SIC, TVI e ARTV/Canal Parlamento, a que se juntam a RTP Madeira e a RTP Açores, na Madeira e nos Açores, respetivamente.
Apesar de existir cobertura TDT em todo o país, existem algumas zonas onde o sinal terrestre não chega, devido a obstáculos naturais. Nessas zonas, a TDT é assegurada via satélite, o chamado DTH, que requer antenas e descodificadores diferentes dos utilizados para captar o sinal dos transmissores terrestres.
Estes kits DTH são comercializados pela Meo, sob a designação de TDT Complementar.
TDT Telefone - Contactos
Para saber mais sobre a TDT, bem como se está numa zona TDT ou DTH, nada como visitar o Portal da TDT na internet ou contactar a linha gratuita de apoio à TDT, 800 200 838, disponível todos os dias, 24 horas por dia.
Esta linha não se limita a informar sobre cobertura e equipamento necessário para aceder ao serviço, é também casa do serviço de apoio técnico TDT, cujo âmbito de serviço vai da comercialização de descodificadores DTH a ajuda na sintonização, passando pelo despiste de avarias e muito mais.
A juntar a esta linha de atendimento, é também possível contactar os serviços de apoio à TDT através do formulário disponibilizado no Portal da TDT ou da seguinte morada:
TDT / Apartado 1501, EC Devesas, 4401-901 Vila Nova de Gaia.