O Openbank é o banco digital do Grupo Santander, concebido para operar através de plataformas eletrónicas, sem rede de agências físicas.
Foi lançado em Espanha, em 1995, ainda antes da generalização da internet e, na altura, foi o primeiro banco por telefone do país.

Os bancos digitais vieram revolucionar o panorama bancário nacional. Estes bancos oferecem os seus serviços à distância, através do telefone e da internet, pelo que constituem alternativas práticas e económicas aos bancos tradicionais. Em 2019, o Openbank entrou no mercado português e encontra-se atualmente entre os principais bancos do seu género, facto para o qual a dimensão do grupo Santander Totta não é, de todo alheia.
O Openbank dispõe de um site inteiramente dedicado ao mercado português, onde é possível saber mais sobre a instituição e a sua oferta, iniciar o processo de abertura de conta e, caso já se seja cliente, fazer a gestão dos produtos contratados.
Os produtos financeiros oferecidos são os típicos deste tipo de plataforma: contas de depósito à ordem, com e sem domiciliação de ordenado, cartões de débito e opções de poupança. Juntam-se a este leque de propostas algumas opções de investimento em ações e ETF. Os depósitos no Openbank estão cobertos pelo Fundo de Garantia de Depósitos espanhol, até cem mil euros por depositante e instituição bancária.
Em conjunto com o site, a app móvel do Openbank é um dos canais centrais de interação dos clientes com o banco, permitindo realizar ações como gerir contas, fazer transferências, aceder a extratos e notificações, contratar novos serviços e personalizar os existentes, etc.
Openbank Número Gratuito
Na hora de contactar o Openbank, são várias as opções ao dispor tanto de clientes como de não clientes.
Para estes últimos, além de toda a informação disponível no site, existe a linha telefónica +351 800 785 170, que atende de segunda-feira a domingo, das 08:00 às 22:00.
Já os clientes têm ao seu dispor a linha 800 785 168, também de segunda a domingo para a maioria das ações, mas disponível 24/7 para operações urgentes, como bloqueio de cartões por perda ou furto.
Para contactos iniciados a partir de fora de Portugal, o Openbank recomenda o contacto com o número +34 911 773 395, complementar ao indicado.
Outro contacto a referir é o do serviço de gestão de incidentes do Openbank, +351 800 785 169, vocacionado para registar pedidos relacionados com erros ou incidentes que estejam a afetar o funcionamento de produtos contratados, sem que sejam, objetivamente, reclamações.
Quando o tema são investimentos, o cliente Openbank tem ao seu dispor o número de telefone +351 800 210 047, de segunda a quinta-feira, entre as 09:00 e as 19:00 e às sextas, das 09:00 às 18:00.
O Openbank disponibiliza ainda uma linha informativa via WhatsApp, com o número +351 931 105 269. Por motivos de segurança, esta linha limita-se a prestar esclarecimentos de caráter geral, não registando qualquer pedido que envolva dados de clientes em concreto ou operações.
OpenBank Contactos: E-mail
O email geral da instituição é contacto@openbank.com.
Para investimentos tem uma caixa de correio eletrónico específica: investimentos@openbank.com.
Embora seja parte do universo Santander Totta, o Openbank está registado em Portugal como instituição de crédito com sede na UE, a operar em regime de livre prestação de serviços em Portugal.
Como fazer uma reclamação
Assim, em caso de reclamação, além dos canais de contacto específicos da instituição...
- carta A/C de Servicio de Reclamaciones y Atención al Cliente Grupo Santander, Apartado de Correos 35250, 28080 Madrid - Espanha;
- email santander_reclamaciones@gruposantander.es;
- fax +34 917 594 836;
... o cliente Openbank tem de ter presente que o Banco de Portugal não tem competência para analisar reclamações relativas a prestadores sem sede ou sucursal em Portugal.
Estas instituições estão sujeitas à supervisão dos reguladores dos respetivos países de origem, pelo que o procedimento a adotar será, primeiro, identificar o país de origem da instituição através da lista de instituições autorizadas do site do Banco de Portugal. Como vimos, o Openbank tem sede em Espanha. Em seguida, apurar qual a entidade competente para análise de reclamações nesse país, recorrendo à lista existente no site da Autoridade Bancária Europeia (EBA). Por fim, apresentar a reclamação à entidade relevante, através dos seus contactos para o efeito.
Em todo o caso, diferentes clientes têm diferentes necessidades e um preçário melhor num aspeto pode ser pior noutro, pelo que, em geral, é sempre recomendável que, antes de abrir conta, se consultem e comparem os preçários de várias instituições candidatas. Para este efeito, é especialmente útil o comparador do Portal do Cliente Bancário do Banco de Portugal, o regulador da banca no nosso país.