Fundada em 2014 e detida maioritariamente desde 2017 pelos espanhóis da Nexus Energia, a Luzboa é uma empresa dedicada à comercialização de energia elétrica no mercado livre português.
Uma característica que a distingue da maioria dos seus concorrentes, entre os quais se incluem grandes corporações como a EDP, a Galp, a Endesa, a Goldenergy, a Repsol e a Iberdrola, é o facto de se tratar, desde a sua criação, de uma empresa inteiramente online, que não conta com qualquer loja ou outro tipo de balcão físico.
Este caminho, comum a um número cada vez maior de pequenas comercializadoras de energia, permite cortar nos custos e, por conseguinte, apresentar tarifas mais competitivas.
Como entrar em contato com Luzboa?
Assim, o site da Luzboa é, ao mesmo tempo, o principal ponto de apresentação e de contacto com a empresa, no qual é possível encontrar uma grande quantidade de informação, que inclui:
- dados relevantes sobre o mercado da eletricidade.
- a empresa e os seus serviços e tarifários em vigor.
- termos e políticas de prestação de serviços.
- perguntas frequentes e contactos, incluindo referências à entidade reguladora e informação detalhada sobre os organismos de mediação disponíveis em caso de litígio.
Da mesma forma, o site da Luzboa apresenta todos os recursos necessários para aderir online aos seus serviços, tanto para clientes residenciais como de negócio — de PME a empresas de maiores dimensões. Nota ainda para a presença de um “balcão digital” onde o cliente pode consultar e gerir o seu serviço com a maior conveniência.
Luzboa Linha de apoio telefónico
No entanto, os recursos de contacto com os serviços da Luzboa não se limitam aos apresentados no site.
A empresa possui uma linha telefónica de apoio, que funciona no número 232 099 652, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 18:00. Esta chamada tem o custo de uma ligação para a rede fixa nacional.
Em alternativa, é possível contactar a Luzboa através de mensagem para o endereço de correio eletrónico apoiocliente@luzboa.pt ou de carta remetida para a sede da empresa, situada na Rua Miguel Bombarda, nº 45, R/C, 3510-090 Viseu.
Todos estes contactos podem ser utilizados para o esclarecimento de qualquer dúvida, mesmo antes de contratar serviços, assim como para expor qualquer questão ou reclamação. Não obstante, para reclamar, o cliente Luzboa tem sempre ao seu dispor algumas possibilidades adicionais, entre as quais se contam:
- O livro de reclamações online,
- Entidades de resolução de litígios de consumo, como o Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo), o CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, o CACCL - Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa e o Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto, entre outros,
- Sendo um contrato celebrado online, a plataforma de resolução de litígios em linha (RLL) da UE,
- Várias plataformas independentes, mas visíveis, de apoio ao consumidor, como é o caso do DECO.
Terminamos com a nota de que a Luzboa pode ser encontrada em algumas das principais redes sociais. Exemplos desta presença são as páginas oficiais da empresa — @luzboa.energia — no Facebook e no Instagram.