1. Home
  2. » 
  3. Administração Pública e Serviços Públicos
  4. » 
  5. DGES

DGES
Contactos

Como entrar em contato com DGES?

Average: 1 (1 vote)

A DGES, abreviatura de Direção-Geral do Ensino Superior, é um organismo governamental, tutelado pelo Ministério da Educação e Ciência, cujo objetivo passa por definir e implementar as políticas do referido ministério em relação ao ensino superior.

A DGES tem a sua sede na Av. Duque D'Ávila, nº 137, 1069-016 Lisboa, sendo os seus contactos gerais o número de telefone 213 126 000 e o fax 213 126 001.

DGES Apoio ao Cliente

O site da DGES na internet possui, entre muitos outros recursos concebidos para agilizar processos e minimizar a burocracia, permitindo assim respostas mais rápidas, as seguintes funcionalidades, que consideramos merecedoras de destaque:

  • O chamado "Balcão Eletrónico", hoje em dia a forma preferencial de contacto com a DGES, como a própria entidade anuncia, e que permite colocar aos seus serviços, através da internet, pedidos que, antes, só podiam ser tratados presencialmente. Aquando da criação de um pedido, é fornecida uma lista de temas abrangidos e, após a sua submissão, um identificador único que permite ao utilizador ir acompanhando e interagindo com a evolução dos pedidos colocados.
  • Acesso ao Guia Geral de Exames 2019, disponível para download ou para consulta interativa no site, através do portal criado para o efeito.
  • Plataforma online de candidatura ao Ensino Superior. Para lhe aceder, o utilizador elegível terá, antes de tudo o mais, de solicitar a respetiva senha de acesso, também no site da DGES, mediante fornecimento dos dados requeridos.
  • Índice completo de cursos e guia de candidatura ao Ensino Superior: talvez os dois recursos informativos de maior importância em todo o processo de candidatura à entrada na universidade.
  • Uma área reservada, dedicada ao estudante, onde este poderá efetuar e gerir a sua candidatura ao ensino superior, a partir de casa, e que, neste âmbito, permite a consulta e envio de documentos, consulta da tramitação de processo de candidatura, consulta do resultado da candidatura, oposição ou reclamação desse mesmo resultado, consulta de pagamentos e ainda de contactos específicos associados ao tema.
  • Uma plataforma online de candidatura a bolsas de estudo, que, tal como a anterior, permite enviar documentação e consultar/interagir com o processo. Atenção, no entanto, pois tratam-se de duas áreas reservadas distintas, com credenciais de acesos também distintas.

Para questões relacionadas com o acesso ao Ensino Superior, a DGES conta ainda com o email acesso@dges.gov.pt, bem como uma página no Facebook, @DGESacesso.

 

Linha de apoio telefônico

Para além dos contactos telefónicos gerais, indicados acima, a DGES possui contactos para temas específicos, tais como:

  • Acesso ao Ensino Superior: telefone 213 126 000 e fax 213 126 123, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 12h00 e das 14:30 às 16h30.
  • Bolsas de Estudo do Ensino Superior: através dos números de telefone e fax dados acima, nas segundas e sextas-feiras, das 09:30 às 12:30 e nas quartas-feiras, das 14:00 ás 16:30. Em alternativa, o aluno interessado em saber mais sobre o processo de atribuição e/ou solicitar bolsa de estudo poderá sempre contactar os serviços de ação social da unidade de ensino em que se encontra matriculado.
  • Reconhecimento, Mobilidade e Cooperação Internacional: mesmos contactos telefónico e de fax, com o atendimento telefónico a ser prestado às segundas e sextas-feiras, entre as 09:30 e as 12:30.
  • Linha de denúncia de praxes abusivas: contactável pelo telefone +351 213 126 111, nos dias úteis, em horário de expediente, ou pelo email praxesabusivas@dges.gov.pt.

É ainda possível utilizar o site da DGES para marcar sessões de atendimento presencial dentro dos diversos âmbitos abrangidos por este organismo.

Datos empresa

Comentários
Bom dia, Agradecia o favor caso seja possível de me informarem se a minha candidatura foi devidamente feita no sistema informático... se sim, qual as datas em que nos informam se foram aceites ou não... obrigada pela vossa ajuda... Cumprimentos, Ricardo. Email: Ricardofranco8@gmail.com