1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. Qual é o serviço de correio mais fiável em Portugal?

Qual é o serviço de correio mais fiável em Portugal?

O primeiro serviço de correio público português foi criado no século XVI, por ordem de D. Manuel I. Em jeito de curiosidade, vale a pena referir que o atual selo postal, nas suas diferentes formas, apenas surgiu no século XIX.

Até lá, o pagamento pela entrega das mensagens cabia ao destinatário, que nem sempre tinha ou queria suportá-lo. Adicionalmente, o transporte de correspondência era lento e estava sujeito a uma série de perigos, como salteadores que vigiavam estradas e caminhos, à espera de algo que roubar.

Em consequência disto, um número apreciável de missivas acabava por não ser entregue, o que era visto com uma naturalidade de que entretanto nos esquecemos.

 

Opções de serviços de correio em Portugal

Hoje em dia, existem várias opções de serviços de correio em Portugal, encontrando-se definida por lei a obrigatoriedade de prestação do chamado serviço postal universal, que contempla uma oferta permanente e em todo o país de um determinado conjunto de serviços, com padrões de qualidade e preço bem definidos — os objetivos de densidade da rede postal, fixados pela entidade reguladora, a ANACOM, definem atualmente um mínimo de 2.296 estabelecimentos postais a manter em funcionamento.

A concessão deste serviço, que contempla aspetos como a entrega e envio de correspondência até 2 kg de peso e de outras encomendas até 20 kg, nacionais e internacionais, foi atribuída em 2000 aos CTT - Correios de Portugal, por um período de 30 anos.

Seria impossível falar de correios em Portugal sem destacar os CTT, criados em 1520 e cuja história se confunde com a distribuição postal no país. Empresa privada desde 2014, continua a ser, por muito, a maior em dimensão e abrangência a nível nacional.

Portugal correio mais fiável

 

Maiores Nomes do Sector

De acordo com um inquérito online realizado em 2021 pelo Consumer Guidance Institute Portugal, que abrangeu um universo de 22.000 pessoas, a quem foi pedido que classificassem a sua satisfação com 9 dos maiores nomes do setor, os CTT destacaram-se como a empresa mais utilizada, seguida, por esta ordem, da DHL, SEUR, UPS e DPD, todas elas multinacionais com escritórios registados no nosso país.

Por outro lado, em termos de satisfação, ficou à frente a UPS, seguida de perto pela DPD e pela DHL, e um pouco mais atrás, pela TNT. Vale a pena destacar que os participantes neste inquérito se mostraram globalmente mais satisfeitos com a quantidade e qualidade das opções de envio e rastreamento disponibilizadas pelos diferentes operadores, e menos satisfeitos com a qualidade das redes de postos de levantamento e com o manuseamento das encomendas em trânsito.

Ao mesmo tempo, segundo os dados do Portal da Queixa, a maior rede social de consumidores em Portugal, os espanhóis da Nacex surgem como líderes na categoria de “Correio Expresso – Nacional”, tendo ainda recebido o galardão de “Marca Recomenda do Ano” da Consumers Trust em 2022. Entre as marcas recomendadas por esta plataforma, em virtude das elevadas classificações dos consumidores, surgem ainda os CTT Expresso, a Correos Expresso Portugal (serviço de entrega de encomendas expresso do Grupo espanhol Correos, no nosso país desde 2019) e a portuguesa Vasp.

Todavia, além destes nomes maiores, existem algumas dezenas de empresas autorizadas a prestar serviços postais em Portugal — a lista da ANACOM, relativa ao segundo semestre de 2022, incluía 71 entradas.

Daqui, podemos depreender dois factos importantes:

  • 1) trata-se de um mercado bastante regulamentado, e embora possam existir zonas onde um serviço é melhor do que outro, a verdade é que, em geral, todas as empresas registadas apresentam bons níveis de qualidade.
  • 2) trata-se de um mercado dinâmico, de forte concorrência, pelo que não existe uma resposta definitiva a qual é o serviço “mais fiável” ou “melhor”, que é algo que vai depender de vários fatores, como a localização do remetente e do destinatário, o tipo de envio, os preços praticados e o prazo de entrega desejado.

Os serviços prestados são muitos, por norma com boa consistência qualitativa, e vão além da distribuição postal, estendendo-se aos pagamentos e, inclusive, a um banco.