Encontrar Voos Baratos
Nos dias que correm, viajar de avião é uma experiência cada vez mais comum. As viagens aéreas tornaram-se globalmente mais acessíveis, sobretudo com o surgimento das companhias ditas low-cost.
Também o acesso à informação melhorou, com uma vasta escolha de agregadores e comparadores de voos, online, de utilização gratuita.
Porém, os aumentos verificados em algumas taxas e suplementos fazem com que seja difícil encontrar preços tão baixos como há alguns anos atrás. Adicionalmente, as tarifas praticadas tendem a variar, por vezes acentuadamente, em função de vários fatores, desde o dia da semana em que a viagem é feita até às campanhas promocionais promovidas pelas companhias, umas vezes meses antes da partida e outras, à última da hora.
Dito isto, vamos apresentar-lhe algumas dicas que lhe irão tornar a vida mais simples na hora de encontrar um voo barato. Tenha em conta, no entanto, que o voo mais barato poderá não ser o melhor, dependendo do timing da viagem, sobretudo quando chegar ao destino implica fazer uma ou mais escalas.
Fazer a reserva na altura certa
Antes de tudo o mais, é importante frisar que uma parte fundamental de conseguir um voo barato passa por fazer a reserva na altura certa, ou seja, entre um e três meses antes da partida. Apesar de, por vezes, para aumentarem a liquidez, as companhias aéreas poderem oferecer promoções atrativas se comprar a sua viagem com muitos meses de antecedência, o facto é que, em geral, tendem a ser algo conservadoras com os seus preços iniciais.
Por outro lado, mau grado a eventual promoção de última hora, adquirir uma passagem poucas semanas antes do voo significa pagar mais por ela.
Comprador voos
Chegada a altura de escolher o voo ou voos para o seu destino, sugerimos que utilize um comparador global. Aqui, a diversidade é grande, bastando pesquisar num motor de busca o termo “comparador de voos” para encontrar um sem fim de resultados.
Alguns dos mais conhecidos e utilizados são o Edreams, o Momondo, o Kayak, o Jetcost e o Google Flights.
Para utilizar estes comparadores, basta introduzir a origem, destino e data da sua viagem, sendo retornada uma série de opções, habitualmente com propostas de várias companhias aéreas. Aqui, pondere, não só o custo final da viagem, mas também os tempos de espera entre escalas, quando aplicável, e as horas dos voos.
Flexibilidade dos dias da viagem
Esteja alerta para o facto de que, por vezes, um pouco de flexibilidade na escolha dos dias da viagem pode representar uma poupança significativa.
Sugerimos, assim, que pesquise, para além dos voos a realizar na sua data ideal, os de dos dois ou três dias anteriores e posteriores a ela, tanto para a ida como para o regresso.
Escolher rotas e aeroportos alternativos
Outro fator a ter em conta e que muitas vezes é ignorado é a possibilidade de escolher rotas e aeroportos alternativos. É possível poupar, tanto explorando vários aeroportos de origem como de destino, especialmente se o destino da sua viagem for uma grande cidade, servida por mais de um aeroporto.
Para terminar, deixe a sua viagem reservada assim que a tiver escolhido, sem hesitar. Boa viagem!.