1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. É melhor chamar um táxi ou pedir um Uber?

É melhor chamar um táxi ou pedir um Uber?

Portugal-uber

A pergunta “é melhor chamar um táxi ou um Uber?

Pode não ter uma resposta definitiva, mas proporciona espaço para uma série de considerações interessantes. Evidentemente, a escolha irá depender, além da disponibilidade dos serviços no local em questão, das preferências e necessidades de cada pessoa.

Porque o facto é que existem vantagens e desvantagens associadas tanto aos táxis tradicionais como aos chamados veículos de TVDE, sigla que significa “transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado” e que abrange todos os veículos associados a plataformas como a Uber e a Bolt — no presente, os dois operadores de TVDE remanescentes em Portugal.

A par de uma longa história de serviços globalmente satisfatórios, os táxis apresentam a vantagem de estar disponíveis na vasta maioria das localidades. Qualquer pequena cidade tem os seus táxis, e até muitas vilas e aldeias, ao contrário do que acontece com veículos Uber ou Bolt.

Adicionalmente, os táxis podem ser apanhados na rua ou chamados através do telefone, ligando para as diferentes centrais ou praças, o que os torna uma excelente opção para quem não tem facilidade em utilizar um smartphone e as suas apps.

taxi vs uber

Mais: qualquer motorista de táxi tem de possuir o seu Certificado de Motorista de Táxi (CMT), emitido pelo IMT, que também é responsável pela certificação das respetivas entidades formadoras. Esta e outras medidas, entre as quais se contam as de fiscalização, fazem com que os táxis portugueses possam, na sua vasta maioria, ser considerados um meio de transporte seguro e de confiança, tanto para os habitantes locais como para turistas.

Ou seja, os táxis têm a vantagem de estar presentes em praticamente todo o país, ao contrário dos Uber e Bolt, e de não exigirem um smartphone ou qualquer tipo de à vontade com novas tecnologias, isto enquanto asseguram um serviço regulamentado e que, globalmente, se pode considerar seguro e de boa qualidade.

Por outro lado, as plataformas de TVDE, embora ainda não cubram a geografia nacional de forma tão abrangente como os táxis, costumam representar, nos locais onde se encontram disponíveis, opções algo superiores, na medida em que as apps através das quais os serviços são solicitados possuem toda uma série de recursos interessantes, entre os quais a emissão automática de fatura e a possibilidade de reservar e pagar as viagens sem surpresas e de forma segura, por via eletrónica. Além disso, estas apps costumam prestar informações bastante precisas em termos de localização de viaturas próximas e tempos de espera, permitindo ainda classificar o serviço recebido, logo após a viagem.

Regra geral, as plataformas como a Uber e a Bolt também praticam preços ligeiramente mais acessíveis do que os dos táxis tradicionais. No entanto, o custo de utilização destes serviços varia, não só em função da distância percorrida e da duração da corrida, mas também da hora do dia e da procura, entre muitos outros fatores, sendo calculado automaticamente e apresentado pela app na hora de pedir o serviço, ao passo que os táxis seguem uma estrutura tarifária mais fixa e previsível, devidamente afixada em local facilmente visível pelo passageiro.

No final, há que salientar que tanto os táxis convencionais como os seus concorrentes têm vindo a evoluir de forma notória nos últimos anos, sendo que a concorrência é atualmente maior do que nunca. Isto beneficia o consumidor, que tem ao seu dispor mais por menos, em comparação com os tempos em que apenas existia uma opção disponível.

Para saber qual é a melhor opção para si, nada como experimentar!.