1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. Que há de novo na PS5?

Que há de novo na PS5?

sony ps5

Lançada no final de 2020, a PlayStation 5 é a mais recente consola de jogos da Sony. Juntamente com as Xbox Série X e Série S, integra a nona e, até à data, mais recente geração de consolas de videojogos.

A PS 5 encontra-se disponível em duas versões: a padrão, que conta com uma unidade de discos óticos Blu-ray Ultra HD, que permite utilizar jogos em suporte físico, e a mais económica “Digital Edition”, que não inclui esta unidade, importando assim os seus jogos exclusivamente através de download digital.

Em termos de novidades, quando comparada com a PS 4 Pro, existem e não são poucas. Globalmente, a PS 5 é superior à sua antecessora em todos os aspetos:

  • Mais memória RAM: 16 GB GDDR6 contra 8 GB GDDR5, e bem mais rápida.
  • CPU superior: 8-core até 3,5 GHz contra 8-core até 2,1 GHz.
  • GPU com capacidade de processamento de 10,28 TFLOPs, 36 CUs a 2,23 GHz, contra um capaz de "apenas" 4,2 TFLOPs, 36 CUs a 911 MHz.
  • Ray-tracing, uma inovadora tecnologia de renderização de luz e sombras, para efeitos de iluminação muito mais realistas, presente em alguns dos jogos mais visualmente apelativos de sempre, como Control ou Metro Exodu.

Também a nível de armazenamento interno houve alterações: ao passo que a PS 4 Pro contava com um HDD “comum” de 1 TB, a nova PS 5 traz agora uma unidade de armazenamento de estado sólido (SSD) com 825 GB de capacidade, dos quais 667,2 GB são utilizáveis.

Embora a capacidade de armazenamento bruta seja algo inferior, a velocidade de acesso do SSD é muito superior à de qualquer HDD mecânico, sendo que, para aqueles que precisam de mais espaço, é sempre possível ligar à PS 5 uma unidade de armazenamento externa, desde que esta tenha mais de 250 GB de capacidade.

 

PS5: melhorias

Outra característica interessante da PS 5 é a sua retrocompatibilidade com jogos da PS 4. Sim, a PS 5 é compatível com os jogos (em formato digital) da PS 4, bem como com a Apple TV, sendo que até oferece um período de avaliação de seis meses do Apple TV+, sem qualquer encargo extra.

Também a nível dos controlos de jogo (comandos) houve evolução. Tal como a marca o apresenta no seu site oficial, o comando sem fios DualSense oferece feedback háptico envolvente, gatilhos adaptáveis dinâmicos e microfone incorporado: ou seja, a sua resposta tátil adaptável faz com que o jogador sinta verdadeiramente o jogo, gerando uma experiência muito mais envolvente – apenas a título de exemplo, se num jogo com suporte para estas funcionalidades a arma do jogador encravar, o gatilho físico do comando, na mão do jogador, também encrava.

A lista de melhorias continua com a implementação de áudio 3D da Tempest 3D AudioTech e 4K nativo a 120 Hz + 8K. Também a nível físico a PS 5 é diferente, com um visual renovado e maiores dimensões que a sua precedente – mas aí, será mais uma questão de gosto.

Em jeito de conclusão, a PS 5 constitui um upgrade relevante em relação à PS 4 Pro. No entanto, a PS 4 Pro ainda não está completamente desatualizada, ao passo que a elevada procura de que a Playstation 5 tem sido alvo, combinada com a escassez de chips, problemas nos circuitos de abastecimento e toda a pandemia de COVID-19, fizeram com que o seu preço disparasse face aos 399 € (Digital) e 499 € (padrão) de quando foi lançada.