1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. Os celulares fazem mal para saúde

Os celulares fazem mal para saúde

Problemas de saúde

Você provavelmente passa muito tempo com o seu celular na mão ou no seu bolso, mochila ou qualquer outro lugar próximo de você. A verdade é que este é um dos hábitos mais comuns entre as pessoas ao redor do mundo inteiro.

É simplesmente um estagio da sociedade que só tende a aumentar, isso porque com o passar do tempo, o número de aplicativos que estão sendo desenvolvidos para celulares só vem aumentando ou em outras palavras, o número de coisas que você pode fazer com o seu celular irá aumentar com o passar do tempo.

Para você ter uma ideia, este dispositivo foi desenvolvido apenas para ligações e funções básicas associadas a isso, hoje em dia, apenas com um celular é possível acessar sites na internet, tirar fotografias, gravar vídeos, compartilhar informações por diversas maneiras e até mesmo fazer transações bancarias! A verdade é que há 15, 20 anos atrás, esse tipo de coisa jamais seria imaginado pelas pessoas que usavam celular.

Provavelmente elas também não imaginavam que o celular poderia prejudicar a saúde de alguém, mas infelizmente isso é uma realidade e é sobre isso que iremos discutir neste artigo. Em primeiro lugar, quais são os problemas de saúde que estão associados com o uso de aparelhos celulares.

 

Problemas para dormir

Dormir

É comum que as pessoas verifiquem os seus aparelhos celulares antes de irem dormir, também é comum essas mesmas pessoas não terem ideia de que isso prejudica a qualidade de suas noites de sono. Isso porque a tela do celular altera o seu ciclo circadiano, o que deixa a pessoa mais alerta, o estado totalmente diferente daquele que é necessário para dormir: um estado calmo e controlado.

 

Problemas de audição

A maioria dos dispositivos celulares vem com uma potência sonora muito maior do que a recomendação permite. Faça um teste você mesmo, pegue o seu aparelho celular e o seu fone de ouvido, escolha uma música e coloque o volume no máximo, se você não acha o barulho insuportável, é bem provável que sua audição já foi afetada pelo uso indevido dos fones de celular.

Para evitar problemas, o ideal é tentar manter o volume do seu aparelho próximo da metade. Se você já tem algum problema de audição, este processo será um pouco desconfortável e levará tempo para se acostumar mas pode livrá-lo de um problema sério de saúde.

 

Contaminações por bactérias

Deixe-me fazer uma pergunta pessoal, você já usou o seu aparelho celular enquanto estava usando o banheiro? Se sim, você lavou tanto suas mãos quanto o seu aparelho quando terminou?.

Se você é como a maioria das pessoas ao redor do mundo, é bem provável que você respondeu sim para a primeira pergunta e não para a segunda. O problema é que este é um hábito bem perigoso e muitas pessoas nem suspeitam disso.

O número de bactérias que você pode pegar por causa disso é gigantesco. O ideal mesmo é que você nem pense em usar o seu celular quando estiver usando o banheiro.

saude portugal

Impotência sexual nos homens

A maioria dos homens gosta de deixar o aparelho celular no bolso bem ao lado da parte genital. O que a maioria dos homens não sabe é que a radiação que todo aparelho celular emite é prejudicial para sua vida sexual, em especial para a produção de sêmen.

 

Infertilidade em homens

Um outro problema causado graças a radiação emitida pelos aparelhos celulares. Como já foi dito neste artigo, a radiação dos celulares atrapalha principalmente a produção de sêmen, isso pode levar a problemas de fertilidade, sendo um grande problema principalmente para quem está tentando ter filhos.

 

Estresse em geral

Apenas imagine quantas mensagens e ligações você recebe em uma base diária. Algumas importantes, algumas apenas para mostrar a foto de um gato ou algo do tipo, este tipo de “bombardeio” pode aumentar o seu nível de estresse se você é uma pessoa que já sofre com isso.

 

Deficit de atenção

Já falamos sobre o bombardeio de informações que você sofre diariamente. Já parou para pensar o quanto isso prejudica o seu foco? Existe uma razão para o uso de aparelhos celulares serem proibidos dentro de salas de aula, o motivo é a mudança de foco que o ato de ficar checando o celular provoca.

Sem contar que o uso de celulares por motoristas é um dos maiores causadores de acidentes hoje em dia. O seu foco mental fica totalmente bagunçado quando você está conferindo o celular.

 

Conclusão

Se você tinha dúvidas, agora elas estão acabadas. A verdade é que sim, o uso de celulares pode trazer problemas a sua saúde, felizmente alguns deles podem ser evitados com pequenas mudanças.