1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. Como Saber Seguro Pela Matrícula

Como Saber Seguro Pela Matrícula

saber o seguro pela matrícula

Parece incrível mas é verdade, já pode saber o seguro de um carro através da matrícula do mesmo.

E pode ser bem útil em várias situações:

  • Quando tem um acidente de carro que envolve terceiros e o outro condutor não quer dar os seus dados do seguro por qualquer motivo, não é necessário chamar a polícia ou entrar em discussão. Apenas tem de anotar a matrícula do carro e saberá automaticamente se o carro tem seguro ou não. No caso de ter, saberá ainda qual a companhia de seguros bem como a data de início e de fim do seguro e ainda o número da apólice (mas esta informação não é só útil em caso de acidente).
  • Imagine que é mandado parar pela polícia e que se esqueceu dos papeis do seguro em casa e não tem o dístico no vidro do carro. Para que não leve com uma multa, poderá mostrar aos agentes da autoridade que tem seguro e para tal só precisará de ligação à Internet como iremos ver. Além disso, se está a pensar comprar um carro usado, há que ter cuidado. E se bem que ºe cada vez mais complicado comprar gato por lebre, as coisas acontecem quando não tem certos cuidados (um deles é verificar o historial de seguros que o carro usado que pretende adquirir já teve).
  • Por fim, esta situação também pode ser útil se está a pensar mudar de seguradora, imagine que vai a uma seguradora para fazer um novo seguro mas não se lembra dos dados do seu seguro atual. Com esta forma fácil que iremos mostrar para saber o seguro através da matrícula vai ter todos os dados que precisa para fazer o novo contrato ali mesmo.

Agora que já viu a utilidade de saber o seguro pela matrícula, está na hora de lhe mostrarmos como o pode fazer facilmente.

 

Como Saber Seguro Pela Matrícula

seguro em Portugal

Quando quer saber o seguro pela matrícula de um veículo, seja seu ou de outrem, poderá fazê-lo de forma rápida e gratuita através do portal do consumidor da ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões).

  • Para saber o seguro pela matrícula, apenas tem de inserir a matrícula do veículo.
  • De seguida, tem ainda um campo onde pode preencher a data (por defeito, a data que aparece é a do dia de hoje). No entanto, se teve um acidente há uns dias, semanas ou mesmo meses ou anos atrás e quer verificar o seguro do carro, deverá colocar aqui a data em que teve o acidente.
  • De seguida, é só clicar em pesquisar.

Tal como já referimos, e desde que a matrícula esteja registada e o registo se encontrar atualizado na base de dados nacional, a informação dada pelo portal inclui a entidade seguradora, a data de início do seguro, a data de fim do seguro e ainda o número da apólice.

No caso de desejar, pode ainda imprimir estes dados automaticamente. Para tal, só tem de clicar na "Versão para Impressão".