1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. Como Saber Se Tem Seguro

Como Saber Se Tem Seguro

Como Saber Se Tem Seguro em Portugal

Apesar de ser obrigatório em Portugal todos os veículos terem seguro para poder circular na estrada, o que é certo é que há muitos veículos que não o têm. E isto pode causar muitíssimos problemas em caso de acidente.

Quando tem um acidente, mesmo que leve, este pode dar origem a alguns danos no seu veículo. Poderá então recorrer ao seu seguro para não ter de suportar os custos do seu bolso diretamente, mas o problema põe-se quando o outro veículo envolvido no acidente não tem seguro.

 

Mas como saber se tem ou não seguro ao certo?

No caso de não saber, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) é a autoridade portuguesa responsável por tudo o que tem a ver com seguros. Desde a sua regulação à supervisão, é esta entidade a quem cabe verificar as atividades seguradoras no país.

Assim, posto de uma forma simples, a ASF é o organismo em Portugal que tem como principal missão assegurar o bom funcionamento da atividade seguradora assim como dos fundos de pensões em Portugal.

A ASF tem à sua disposição duas formas de saber se um veículo tem seguro ou não através da matrícula. Ambas são extremamente fáceis de utilizar e bastante intuitivas, assim, fica ao seu critério usar uma ou outra.

descobrir se um seguro tem segur

 

#1: Através Do Site da ASF:

Se pretende usar o website da ASF, vai gostar de saber que o processo é bastante simples.

A primeira coisa que tem de fazer é digitar a matrícula no campo em branco do veículo sobre o qual pretende saber se tem seguro ou não. De seguida, deverá inserir a data.

Assim que clique em Pesquisar, o website apresentar-lhe-á toda a informação sobre o nome da companhia de seguros, o número da apólice e também a data de início e de fim do seguro.

 

#2: Através Da App Da ASF - "Tem Seguro?":

No caso de preferir ter uma app sempre à sua disposição para descobrir se um seguro tem seguro ou não através da matrícula. Afinal de contas, os acidentes podem acontecer a qualquer hora e nada melhor do que ter a app previamente instalada no seu telemóvel e utilizá-la sempre que precise de forma fácil e rápida.

A app da ASF é a "Tem Seguro?" e está disponível tanto para iOS como para Android. Além disso, é, tal como o website, completamente gratuita.

Para que possa utilizar a app, tem, antes de mais, de fazer o download da app e instalá-la no seu telemóvel. Quando precisar de a usar para saber se tem seguro, só tem de a abrir.

  • Tal como no site, o primeiro passo é adicionar a matrícula do veículo. Para tornar as coisas mais fáceis para si, pode inserir a matrícula manualmente, pode usar a câmara do seu telemóvel, ou pode ainda utilizar uma fotografia que já tenha no seu telemóvel onde se veja a matrícula do veículo.
  • Assim que identifique a matrícula na app, esta dar-lhe exatamente os mesmos dados que obtém se utilizasse o site: a companhia de seguros, a validade do seguro e ainda o número da apólice.

Em caso de acidente, com esta informação pode dar conhecimento à seguradora e reportar o que aconteceu. Note que é sempre uma boa política chamar também a polícia para que resolva todo o problema de forma mais rápida.