1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. Como saber se estou gravida

Como saber se estou gravida

Saber se estou gravida

A gravidez é um momento tão marcante na vida de uma mulher que, por vezes, a mera possibilidade de ocorrer pode trazer consigo toda uma série de dúvidas e ansiedade. Por outro lado, os sintomas de uma gravidez na sua fase inicial são fáceis de confundir com muitas outras situações ou estados de saúde, muitos dos quais nem sequer representam condições clínicas.

Antes de tudo o mais, é importante ter presente que, para engravidar, uma mulher teve de ter relações sexuais sem proteção. Adicionalmente, e igualmente importante enquanto despiste precoce, é impossível detetar-se uma gravidez logo no dia/dias imediatamente seguintes a uma relação sexual, uma vez que o óvulo fertilizado demora entre 7 e 14 dias para se implantar no útero, surgindo os primeiros sintomas, por norma, à terceira ou quarta semana após a fertilização.

Alguns destes sintomas são:

  • Atraso no ciclo menstrual. É de notar, no entanto, que muitas mulheres não possuem ciclos menstruais regulados, sendo relativamente fácil este fator passar despercebido, pelo menos durante algum tempo.
  • Episódios recorrentes de náuseas e vómitos. Outro sintoma extremamente comum, especialmente nos primeiros meses de gravidez.
  • Aumento brusco e inexplicável da sensação de cansaço e/ou vontade de dormir.
  • Variações bruscas de humor, em virtude dos efeitos de hormonas segregadas no início da gravidez. Algumas destas hormonas provocam também relaxamento dos tecidos da bexiga, fazendo com que uma mulher grávida tenha vontade de urinar com maior frequência.

Juntam-se a estes muitos outros sintomas, como seios inchados e doridos, cólicas, gases, aversão a cheiros fortes ou, até, aumento da transpiração.

 

Quando dá para saber se está grávida?

diagnosticar uma gravidez

Existem muitos métodos caseiros para determinar uma gravidez. No entanto, por uma questão de responsabilidade, face ao que significa este momento, preferimos não os abordar, uma vez que está cientificamente provado que a única forma fiável de detetar uma gravidez é através dos respetivos testes clínicos, a maioria dos quais se encontra disponível em qualquer farmácia, a preços reduzidos.

Destes testes, os mais comuns são:

A. Testes hCG de farmácia

Estes testes, muito fiáveis e fáceis de utilizar, detetam as doses da hormona hCG (Beta-hCG) presentes no sangue ou na urina. Dado que as instruções de utilização variam, sugerimos que siga rigorosamente todas as indicações do teste que tiver adquirido. No entanto, como regra geral, considere sempre os seguintes passos:

  • Apesar de poder fazer o teste desde o primeiro dia do atraso menstrual, aguarde mais 5 dias.
  • Utilize, de preferência, a primeira urina da manhã, por ser mais concentrada, contendo maior teor da hormona que se pretende detetar.
  • Atendendo aos detalhes indicados em cada modelo de teste, urine para um recipiente limpo e coloque a zona ativa do teste, normalmente uma fita, em contacto com a urina durante o tempo indicado.
  • Depois de retirar a fita da urina, segure-a ou coloque-a em local limpo e aguarde o tempo determinado na embalagem.
  • Interprete os resultados de acordo com as instruções do teste que comprou. Habitualmente, uma risca marcada indica gravidez e duas, resultado negativo, mas estas indicações podem variar.

Apesar de os testes sanguíneos serem mais eficazes que os à urina, uma vez que a hCG apresenta maiores concentrações no primeiro que na segunda, qualquer destes testes é fiável e passível, em caso de dúvida, de ser repetido.

 

B. Testes hCG em laboratório clínico

Fazer um teste de gravidez num laboratório de análises clínicas pode ser mais caro e menos prático que recorrer a um de farmácia, mas é ainda mais sensível, logo fiável, e conta com a ajuda de profissionais treinados na interpretação dos resultados, com os benefícios acrescidos que daí advêm.

 

C. Ultrassonografia do útero

Tal como a anterior, esta opção requer a deslocação ao médico ou a um centro de análises clínicas, constituindo, no entanto, uma excelente forma de confirmar uma gravidez, por exemplo quando os resultados dos testes de urina são inconclusivos.

 

Considerações finais

teste de gravidez

Terminamos com a informação de que, hoje em dia, apesar da melhoria contínua dos nossos recursos técnicos e científicos nos permitir detetar uma gravidez em fases muito precoces, as reduzidas concentrações de hCG nesta tornam possível, mesmo assim, a ocorrência de falsos negativos.

Mas os valores de hCG essencialmente duplicam diariamente, pelo que, se suspeita de que está grávida e o seu teste de farmácia deu negativo, aguarde uma semana e repita-o.