1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. Como Saber Quantos Pontos Tenho

Como Saber Quantos Pontos Tenho

Sistema de pontos nas cartas de condução

Apesar de já todos sabermos que agora, em Portugal, vigora o sistema de pontos nas cartas de condução, ainda há muitas dúvidas sobre como este funciona e como saber quantos pontos tem.

Desde Junho de 2016 que vigora em Portugal a carte por pontos, nesta altura, todos as pessoas com uma carta de condução válida, tiveram 12 pontos atribuídos. No caso de cometer uma contra-ordenação grave, muito grave ou crime, os pontos ser-lhe-ão descontados imediatamente.

 

Descubra como consultar pontos da carta de condução

Apesar da maior parte dos condutores ainda não saber, é muito fácil saber quantos pontos tem na sua carta de condução, afinal de contas, a única coisa que tem de fazer é inscrever-se no portal das contra-ordenações da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Convém notar que este portal funciona tanto para pessoas individuais como para pessoas coletivas.

Para saber quantos pontos tem na sua carta de condução, apenas tem de se inscrever no site. Para tal, terá de facultar alguns dados pessoais incluindo o seu nome completo, documento de identificação pessoal, número de identificação fiscal, tipo de título de condução e o número, morada completa e email.

é muito fácil saber quantos pontos tem na sua carta de condução

  • Assim que preencha tudo e submeta a informação, receberá no seu mail (previamente usado no registo) a validação do seu registo. Neste email, deverá clicar no link para poder definir a sua password.
  • Agora que já tem a sua password, pode aceder ao portal da ANSR imediatamente e poderá facilmente verificar o número de potos que tem na sua carta de condução. Para além disso, também tem aqui acesso a ações formativas que terá de frequentar.

Uma nota importante relativamente ao portal e às informações nele disponíveis é a de que apenas constam as infrações que pressuponham a retirada de pontos. Como certamente já sabe, nem todas as infrações ao código da estrada prevêem retirada de pontos.

 

Como Funciona A Carta Por Pontos?

Apesar da carta por pontos parecer ser uma sistema apenas penalizador, a maioria dos condutores não sabe que este sistema é também um sistema recompensador. Um simples exemplo é o de que se não tiver cometido qualquer infração num espaço e 3 anos, este sistema dá-lhe 3 pontos.

Em relação às infrações que lhe podem retirar pontos da carta de condução, estes podem ser divididos em 3 categorias:

 

  • 1: Contra-Ordenações Graves (Entre 2 e 3 Pontos)

Por norma, este tipo de contra-ordenações retiram-lhe 2 pontos da carta. No entanto, ser-lhe-ão retirados 3 pontos em casos mais graves se circular 10km/hora acima do permitido nas zonas de coexistência ou 20 km/hora acima do permitido, por exemplo.

infrações

 

  • 2: Contra-Ordenações Muito Graves (Entre 4 e 5 Pontos)

Nos casos menos graves, serão retirados 4 pontos à sua carta de condução, em casos mais graves, serão 5. Algumas destas situações incluem conduzir sobre a influência de substâncias psicotrópicas como álcool ou drogas, circular nas zonas de coexistência excedendo 20 km/hora do permitido ou se circular 40 km/hora em excesso.

 

  • 3: Crime Rodoviário

Esta é a penalização mais grave do código de estrada e inclui a retirada de 6 pontos da sua carta de condução. Este tipo de infrações têm de estar configuradas na lei portuguesa como crimes.