1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. Como Rastrear Encomenda CTT

Como Rastrear Encomenda CTT

CTT encomendas

Os CTT ou Correios de Portugal, SA é uma empresa com uma longa história em Portugal, responsável pela maior parte do correio nacional, é aos CTT que normalmente recorremos quando queremos mandar uma encomenda.

Uma das coisas que não deve saber sobre os CTT é que, dependendo do serviço de envio que utiliza, poderá rastrear a sua encomenda. Isto significa que poderá ter acesso em tempo quase real ao local onde está a sua encomenda.

É de notar que este serviço está disponível tanto para encomendas mandadas dentro do próprio país como para encomendas internacionais. Mas como fazer para rastrear uma encomenda dos CTT?.

Uma das melhores coisas acerca de rastrear encomendas pelos CTT é que o pode fazer de várias maneiras. Inclusivamente, pode utilizar o código the rastreamento e dá-lo ao destinatário da encomenda para que ele também possa saber onde a encomenda se encontra a cada momento.

Passo 1: website dos CTT

A primeira forma que tem de rastrear as suas encomendas nos CTT é utilizando diretamente o website dos CTT, ir a https://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/objectSearch/objectSearch.jspx.

Rastrear Encomenda CTT

Passo 2: Introduzir o código de envio que lhe foi dado ou no posto dos CTT ou pelo remetente da encomenda

É de notar que os códigos das encomendas dos CTT têm sempre duas etras no início, 9 algarismos e duas letras no final. Quando inserir o código, deve fazê-lo sem qualquer espaço.

 

Passo 3: Clique em Procurar

Em baixo aparecerá todo o percurso da sua encomenda desde o momento em que foi aceite num posto dos CTT até onde se encontra de momento e, finalmente, quando é entregue.

No caso de mandar várias encomendas ao mesmo tempo e querer verificar o seu estado, não precisa de inserir os códigos individualmente. Pode pesquisar até 25 códigos de envio, separados por vírgula, por exemplo, LX123456789PT, RR123456789PT, DA123456789PT, EA123456789PT.

Se não gostar deste método e prefere utilizar uma app, vai gostar de saber que os CTT já têm uma app disponível para Android e para iOS. Neste caso, apenas tem de fazer download e instalar a app dos CTT no seu telemóvel ou tablet. Assim que o processo esteja concluído, apenas tem de abrir a aplicação e entrar em "Seguir ou alterar entrega". O funcionamento na app é exatamente igual ao do website. Isto significa que apenas terá de inserir o código que lhe foi dado e a qualquer momento saberá onde se encontra a sua encomenda CTT.

 

Rastrear encomenda pelo telefono ou email

Por fim, tal como qualquer empresa, pode ainda rastrear a sua encomenda CTT pelo telefone, email, ou dirigindo-se a um posto dos CTT.

  • Se preferir utilizar o telefone, poderá ligar para o número CTT 21 047 16 16 que está disponível entre as 8h30 e as 19h30, todos os dias úteis.
  • No caso de preferir mandar um email, deverá ir ao website dos CTT e preencher o formulário com o seu nome, número de telefone, endereço de email, o código do objeto e ainda a sua mensagem. Note que todos estes campos são obrigatórios.

Por último, pode sempre dirigir-se a um dos múltiplos postos dos CTT espalhados por todo o país.

Comentários

bom dia , tenho uma encomanda e gostaria de saber informaçoes sobre ela. obrigado

Ainda não recebi a minha carta enviada de frança no dia 08-4-2023.
Poderiam ajudar?

Bom dia, não encontro minha encomenda por favor podem me ajudar