1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. Bagagem de mão quando viaja com a Ryanair

Bagagem de mão quando viaja com a Ryanair

 bagagem de mão ryanair

Quando se viaja de avião, a bagagem mais pesada e volumosa é transportada no porão da aeronave, tendo os passageiros o direito de transportar consigo, na cabina, objetos pessoais, valiosos e/ou de uso mais imediato e recorrente. São estes que constituem a dita bagagem de cabina ou bagagem de mão.

Toda a bagagem em voos comerciais está sujeita a limitações de peso, volume e natureza dos objetos que se podem transportar, sendo aconselhável, em todo e qualquer caso, a consulta à companhia aérea no momento da aquisição dos bilhetes. Atualmente, as políticas comerciais e medidas de segurança em vigor levam a que seja necessária alguma atenção na hora de decidir e preparar a bagagem de mão a transportar durante um voo.

 

Política de Mala da Ryanair

Na Ryanair, os passageiros podem transportar gratuitamente consigo, dentro da cabina, uma mala, desde que esta caiba no espaço reservado debaixo do assento à sua frente, ou seja, cujas dimensões máximas sejam de 40 x 20 x 25cm. Existem, no entanto, opções comerciais que permitem o transporte de uma segunda mala na cabina, até 10 kg, por uma quantia adicional.

dimensões máximas bagagem

Também os conteúdos da mala ou malas estão sujeitos a normas, os requisitos de segurança em vigor restringem o transporte de líquidos, aerossóis e géis, de tal forma que cada passageiro pode trazer na sua bagagem de mão um máximo de 10 recipientes, contendo cada um até 100 ml de líquido, e desde que estes estejam acondicionados em sacos de plástico, fechados e transparentes, que possam ser abertos e fechados de novo, como por exemplo os equipados com sistema zip lock.

Para estes efeitos, são considerados líquidos a água e outras bebidas, sopas, xaropes, cremes de beleza, pasta de dentes, gel de banho ou para o cabelo, champô, perfumes e cremes de beleza, loções, óleos e aerossóis, como por exemplo desodorizante em spray.

Da mesma forma, é proibido o transporte de qualquer arma (inclui objetos pontiagudos ou cortantes) ou material explosivo ou incendiário. É ainda proibido o transporte de veículos operados a baterias de lítio, como segways e hoverboards, desde que não se tratem de equipamentos de mobilidade autorizados.

Os passageiros que necessitem de transportar consigo equipamento médico ou de mobilidade podem fazê-lo gratuitamente. No entanto, para garantir que a situação está prevista e que todas as autorizações necessárias estão atribuídas, contacte a Ryanair e exponha o assunto antes de adquirir o bilhete.

Centro de Assistência

É de notar ainda que os bebés (entre 8 dias e 23 meses) que viajem ao colo de adultos não têm direito ao transporte de bagagem de mão, exceto um saco de bebé, até 5 kg.

A Ryanair permite que cada passageiro transporte até 15 aparelhos eletrônicos e 20 pilhas de lítio. Isto inclui as malas inteligentes, que podem ser bagagem de mão, desde que as respetivas baterias de lítio sejam removidas antes de se colocar o artigo nos compartimentos superiores. Também é permitido o transporte de cigarros eletrônicos, apesar de a sua utilização a bordo ser estritamente proibida.

Em caso de dúvida, sugerimos sempre que contacte a linha de apoio da Ryanair através do site, ryanair.com, que inclui um chat de suporte em tempo real, ou telefonicamente, através do número de apoio Ryanair +44 871 246 0002 (em inglês) e exponha a situação.