1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. Atestado médico onde conseguir em Portugal

Atestado médico onde conseguir em Portugal

Atestado médico

Se necessita de um atestado médico deve dirigir-se a um médico, para que assim este lhe possa passar o atestado. Atualmente, o atestado médico para a carta de condução é emitido quer em estabelecimentos integrados no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Para a consulta deve levar consigo:

  • Documento de Identificação.
  • Número de Utente (SNS).
  • Carta Condução (se tiver).

Para pedir qualquer outro o atestado, basta solicitar o agendamento de uma consulta com um médico, este poderá também solicitar exames complementares de diagnóstico ou de avaliação clínica de outra especialidade.

No caso do exame médico-desportivo irá ser feita uma avaliação médica que deve ser realizada cumprindo os pontos constantes no modelo de ficha publicada em Diário da República, população desportiva em geral, devem fazer exame médico desportivo e ser portadores do respetivo atestado médico.

necessita de um atestado médico

Caso o utente pretenda iniciar alguma atividade desportiva o atestado de robustez física e psíquica é um atestado muitas vezes necessário, pode adquirir este entrando em contato com uma instituição que possa emitir o mesmo.

  • Se necessitar de atestado marítimo, os utentes devem ser submetidos a exames de visão, audição, ECG e RX Torax, exames de análises clínicas específicas. Os exames médicos para avaliação de aptidão para marítimos e tripulantes de cruzeiros e embarcações de grandes dimensões devem ser realizados por médicos especialistas em Medicina do Trabalho ou médicos com competência reconhecida pela DGS.
  • Seguranças e vigilantes a avaliação é realizada por médicos do trabalho no exercício da sua profissão. Devem ser realizados exames complementares de diagnóstico de avaliação como as aptidões de saúde física e mental, exames de visão, audição, ECG, testes de álcool e drogas. Alguns dos documentos necessários são o Cartão de Cidadão e Morada.
  • No atestado médico náutico são avaliadas as capacidades físicas e psicológicas dos utentes de acordo com as avaliações clínicas e os resultados de exames complementares. Este pode ser realizado com o âmbito de renovação da carta de Navegador de Recreio.

Pode também requerer o atestado para o uso e porte de arma em que o médico terá de comprovar as adequadas capacidades físicas e psíquicas do utente assim como para a prática da atividade de caça que deve também ser alvo de uma avaliação médica.