1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. Transporte em Portugal

Transporte em Portugal

locomover pelo Portugal

Imagine a seguinte situação, você chega a Portugal para uma viagem de negócios, como boa parte dos turistas, você decide se instalar em Lisboa, mas um dos seus primeiros encontros de negócios não é nesta cidade é na cidade ao lado, o que não chega a ser um problema já que Portugal não tem lá grandes dimensões, você decide alugar um carro para o período que vai passar no país, o problema é que a burocracia chega a assusta-lo.

Então você acaba preso numa variedade de opções, afinal de contas, Qual a maneira mais simples, rápida e prática de se locomover pelo país e pelas cidades da bela Portugal?.

 

Quais são as melhores opções de transporte em Portugal?

Bom, isso não é algo tão simples de ser respondido, para falar a verdade, Portugal oferece diversas formas de transporte, tanto para se mover dentro das cidades quanto para atravessar o país. O interessante é que, felizmente para quem precisa se mover pelo país, a maioria das formas de transporte disponíveis são relativamente boas e eficazes, dificilmente você terá problemas com transporte em Portugal.

O motivo para isso é que na década de 90, com o crescente número de automóveis sendo utilizados no país, Portugal começou a encarar os meios de transporte do país como uma prioridade, o que é ótimo tanto para os seus cidadão quanto para os turistas.

principais métodos de transporte em Portugal

Mas nem tudo é tão simples quanto parece, para ser sincero, existem certos "caminhos" que devem ser evitados, por isso falaremos aqui um pouco sobre os principais métodos de transporte em Portugal.

 

Carros

Eu sei, você provavelmente ainda se lembra sobre o exemplo presente no inicio deste artigo, mas não me leve a mal, eu não disse isso para que você desista de andar de carro pelo país. Eu só quero chamar a sua atenção para o fato de que alugar um carro em Portugal não é a melhor opção de transporte, tudo isso por causa da burocracia e pelas outras opções de transporte disponíveis. Ainda assim, se você não se importa com a burocracia e realmente gosta de andar de carro, saiba que é uma ótima opção.

Isso porque as dimensões de Portugal são relativamente pequenas, uma pessoa com um carro pode atravessar o país inteiro em uma questão de dias. Se compararmos com os Estados Unidos da América ou com o Brasil, Portugal seria menor até em relação a alguns dos Estados desses países, o que permite que você se locomova pelo país com uma grande facilidade.

 

Trens

Os trens são uma ótima maneira de viajar para aqueles que pretendem percorrer longas distâncias. Em Portugal, os trens cobrem boa parte do país. No norte do país então, a malha ferroviária é bastante moderna e eficiente. O único problema que podemos apontar para o sistema de transporte com trens em Portugal, é que eles não cobre todo os lugares imagináveis do país. Fora isso, os trens são uma excelente escolha, além de serem uma opção rápida, leve em consideração que já existem centenas de trens rodando em Portugal em uma velocidade superior a 120 km/h.

 

Ônibus

Você se lembra que falamos que o único problema com o serviço de transportes com trens em Portugal é a questão de não cobrir todos os lugares do país? Felizmente, são para casos como esses que existem os ônibus. As estações rodoviárias de Portugal são consideravelmente modernas e os ônibus do país são uma ótima opção para quem quer ir para vários lugares.

ônibus lisboa

Moto

Alugar uma moto ou até mesmo compra-la é uma opção interessante para rodar pelas cidades de Portugal? Bom, assim como o carro, leve em consideração que o maior problema em escolher uma moto é a questão da burocracia. Fora isso, uma moto é uma excelente opção, isso porque o trânsito de Portugal não é agressivo ou conhecido por acidentes. Sendo assim, andar de moto é sim uma boa opção.

 

As melhores e piores maneiras de viajar em Portugal

A verdade é que o transporte em Portugal é uma coisa relativamente simples que dificilmente causa dores de cabeças tanto para os nativos do país quanto para os turistas.

Tudo depende da situação que você está enfrentando. Leve em conta que andar de trem ou ônibus não é uma boa opção se você precisa chegar em vários lugares específicos, que andar de carro ou moto ou mesmo ônibus não são opções interessantes se você precisa chegar rápido ao seu destino.