1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. Dicas para salvar dinheiro com o consumo de energia da sua casa

Dicas para salvar dinheiro com o consumo de energia da sua casa

conta de energia

A depender da quantidade de pessoas que moram com você na sua casa, é bem provável que a conta de energia do seu lar cause um certo desconforto para você e o seu bolso, a menos é claro que não seja você que paga as contas de energia.

Mesmo se você mora sozinho as contas de energia podem estar pesando no seu orçamento.

A depender do local que você mora, a conta de energia pode ser realmente uma dor de cabeça. É diante deste situação que este artigo foi criado, para ajudar você, uma pessoa comum, a fazer cortes substanciais na quantidade de dinheiro gasto com energia. Com um assunto sério como esse, seu dinheiro, não há espaço para enrolação, por isso direto as dicas.

 

Lâmpada fluorescente sempre acima da incandescente

Não existe outra forma de explicar isso: uma lâmpada incandescente simplesmente não deve ser usada em hipótese alguma. Já temos a nossa disposição as lâmpadas fluorescentes que apesar de mais caras do que outros tipos de lâmpada, geram uma grande economia no longo prazo. Se por algum motivo você ainda usa as lâmpadas incandescentes, substitua elas imediatamente pelas lâmpadas fluorescentes.

Lâmpada fluorescente ou incandescente

 

Aproveite o máximo da luz do dia

Se existem janelas na sua casa, deixe-as abertas! Não há porque ficar usado as lâmpadas da sua casa, mesmo sendo fluorescentes, se você ainda pode aproveitar a luz do dia.

sol

Você se surpreenderia com a quantidade de pessoas que usam iluminação artificial sem necessidade, talvez você ou algum membro da sua família tenha esse hábito, se policie e chame a atenção de quem mora com você sempre que presenciar isso.

 

Tome banho de água fria

O chuveiro elétrico é um dos maiores consumidores de energia dos lares familiares, isso somado ao fato de que banhos de água fria trazem benefícios como: estimulação do sistema imunológico, conserva a firmeza e elasticidade da pele, ajuda na circulação sanguínea, combate as varizes, alivia o estresse, previne depressão e etc,é o suficiente para convencer qualquer um a parar de usar o chuveiro elétrico e começar a tomar banhos de água fria.

banho de água fria

 

Use a máquina de lavar roupa e ferro de passar esporadicamente

Tanto a máquina de lavar roupa quanto o ferro de passar, consomem uma quantidade absurda de energia. O segredo para não sofrer com as consequências de seu uso, é usá-las apenas quando há muita roupa acumulada em casa.

 

Não deixe aparelhos em stand-by

A crença popular é que aparelhos em stand-by não estão consumindo uma quantidade considerável de energia, quando na verdade, aparelhos neste modo estão sim consumindo energia e tirando dinheiro do seu bolso.

stand-by

 

Tome cuidados quando for fazer uma viagem

Sabe aquela luz vermelha que a maioria das televisões emitem quando estão desligadas mas conectadas na energia? Pois isso é consumo de energia bem na sua frente e as televisões não são os únicos aparelhos que consomem energia mesmo quando não estão em uso. Não estamos sugerindo que você tire aparelho por aparelho da tomada antes de sair de casa. Ao invés disso é muito mais prático simplesmente desligar a chave geral da sua casa antes da viajem. Este simples hábito pode salvar um bom dinheiro, principalmente se você está indo fazer uma viagem longa.

 

Use cores claras na sua casa

O simples fato de ter cores claras nas paredes da sua casa irá ajudar a economizar energia, isso porque a luz se espalha mais facilmente em ambientes deste tipo.

 

Troque a sua geladeira!

Geladeiras antigas comprovadamente gastam mais energia do que geladeiras modernas. A diferença é tão gritante que no Portugal o governo fez uma campanha onde as pessoas podiam trocar a geladeira antiga por uma nova de graça! Isso não é só válido para geladeiras, a verdade é que a maioria dos aparelhos antigos consomem muito mais energia do que os modernos.

Troque a sua geladeira

Por isso, tente não manter aparelhos muito antigos na sua casa. Lembre-se que com antigo queremos dizer com décadas ou quase décadas de uso, não precisa trocar seus aparelhos a cada 5 anos só para economizar, você acabaria perdendo dinheiro fazendo isso, o oposto do que queremos ensinar.

 

Policie os hábitos de quem vive com você

Se você é quem paga as contas da sua casa, você tem o direito de chamar a atenção das pessoas sempre que estiverem cometendo algum desperdício.

 

Conclusão

Seguindo essas dicas você certamente será capaz de economizar uma quantia considerável que gastaria com a sua conta de energia. Especialmente se você convidar outras pessoas a seguirem os seus novos hábitos.