1. Home
  2. ››
  3. Blog
  4. ››
  5. O Serviço de Apoio ao Cliente

O Serviço de Apoio ao Cliente

Linha Azul

Imagine a seguinte situação, você liga para uma empresa tentando tirar algumas dúvidas com a equipe de apoio ao cliente...

  • no entanto na primeira tentativa você não é atendido e você não sabe qual o horário de Atenção desta empresa
  • você tenta novamente em um outro horário
  • desta vez você é atendido
  • no entanto, eles pedem para você aguardar na linha, após cerca de 7 minutos de espera, alguém finalmente se da ao trabalho de falar com você. Infelizmente ele diz que sua dúvida em especial só pode ser respondida pela equipe de apoio ao cliente de outro departamento que não faz atendimento neste horário, frustrado, você desiste de entrar em contato e usar os serviço desta empresa e então começa a procura por outra.

Infelizmente este tipo de situação não é tão raro com as empresas de Portugal. É por isso que neste artigo iremos decifrar para você o que faz do serviço de Atenção de uma empresa ser boa ou não. Além disso, vamos destacar as características ruins dos serviços de atendimento ao cliente, para que assim,você possa evitar fazer negócios com empresas que apresentam tais características, afinal de contas, quem quer fazer negocio com uma empresa que sequer consegue atender os seus clientes?.

Contactar

Antes de mais nada conheça as característica que o serviço de Atenção ao cliente de uma empresa deve ter.

  • Atenção por telefone: Este é o item mais básico e crucial de toda a nossa lista. O apoio por telefone é o mais simples é pratico tipo de atendimento ao cliente. Não ter uma linha telefônica para atender o seus clientes é um péssimo indicativo sobre a atitude e maneira de lidar com os negócios que uma empresa pode ter.
  • Apoio ao cliente presencialmente: Uma empresa certamente precisa disponibilizar seu endereço para os clientes, além de deixar claro quais são os horários de Atenção. Uma empresa que não e informa o endereço nem o convida para fazer uma visita a fim de tirar dúvidas e etc, pode estar querendo evitar os clientes.
  • Endereço de Email: Depois do telefone, correios eletrônicos são a forma mais pratica de entrar em contato com uma empresa, simples assim. Uma empresa que possui uma linha telefônica mas não um endereço de correio eletrônico, pode estar parada no tempo.
  • Um site com informações claras: Uma empresa confiável precisa disponibilizar todas as suas informações de contatos para tanto os seus clientes quanto para os seus clientes em potencial.

 

Agora que você conhece os principais fatores no que diz respeito ao serviço de atendimento ao cliente para procurar em empresas que você pretende trabalhar com, está na hora de conhecer os sinais vermelhos, aquilo que deve por você em alerta antes de tomar a decisão de contratar os serviços de certa empresa.

  • Empresas sem número de telefone: Isto é crucial, se uma empresa não tem uma linha telefônica disponível, quer dizer que é uma empresa desleixada ou que não tem pessoal o suficiente para manter o básico, o Atenção ao cliente.
  • Empresas que não informam o horário de atendimento: Isso é bastante comum em Portugal, a empresa até chega a informar quais são as formas de entrar em contato com a equipe de apoio ao cliente, o problema é que elas não informam o horário de atendimento, isso pode significar que você está lidando com uma empresa desleixada ou que a empresa na verdade não tem um serviço de apoio ao cliente.
  • Empresas que não informam o tempo de resposta médio: Em contactos feitos por Fax ou correio eletrônico, a empresa deve informar para você quanto tempo leva em média para dar uma resposta. A empresa que não faz isso pode deixar você esperando por semanas! as vezes sequer responde o seu correio eletrônico.
  • Empresas sem endereço eletrônico: Este é uma das piores características que uma empresa pode ter, ou melhor, não ter. Uma empresa sem um site oficial está gritando para o mundo que está parada no tempo ou que não leva a sério o que está fazendo. O endereço eletrônico de uma empresa é o local onde os clientes podem ver as informações da empresa a qualquer hora do dia em qualquer dia da semana. Algo que não deve ser negligenciado.

Atendimento

Conclusão

Não vamos apontar aqui quais são as melhores ou piores empresas de Portugal, em termos de serviço de Atenção ao cliente. O que podemos fazer é deixar claro para você qual é o mínimo que uma empresa deve ter para ser considerada boa em termos de apoio ao cliente, e isso já fizemos na nossa primeira lista. Por outro lado, as piores empresas irão apresentar o que foi dito na nossa segunda lista. Fique atento!.