1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. EDP como comunicar leituras

EDP como comunicar leituras

Contactar a EDP

O Grupo EDP Portugal garante aos seus clientes leituras reais, gratuitas, feitas periodicamente por representantes (leitores) das suas empresas. Nos meses em que estas leituras não são efetuadas, o valor das faturas é determinado em função de estimativas de consumo, com base nas leituras anteriores.

Dito isto, é evidente que comunicar todos os meses a leitura do contador elétrico à EDP poderá ser vantajoso na larga maioria das vezes, dado que garante que o valor a pagar na fatura corresponde ao consumo real que foi efetuado.

 

Como posso comunicar as minhas leituras

Antes de comunicar uma leitura a qualquer das empresas do Grupo EDP, é necessário fazê-la, interpretando os dados constantes do contador. Atualmente, as empresas do Grupo EDP têm uma gama alargada de contadores instalados nas casas dos seus clientes. Face a isto, o site da EDP Distribuição na internet contém indicações específicas, em vídeo, sobre como retirar os valores corretos dos diferentes tipos de contadores -- informação que vale a pena consultar pelo menos uma vez.

Em traços gerais, o valor a comunicar será o valor numérico que aparece no visor ou visores do contador, e que representa a quantidade de eletricidade consumida, em kWh. Nas situações em que o contador apresenta uma casa decimal, sob a forma do algarismo mais à direita no visor, separado dos restantes por uma vírgula ou escrito a vermelho, sobretudo nos modelos mais antigos, esta deve ser ignorada, dado que apenas são considerados números inteiros para efeitos de leitura.

EDP Portugal contadores

Os clientes que têm tarifários compostos, ou seja, que pagam diferentes valores por kWh de energia consumida, de acordo com o período horário em que o consumo é efetuado, têm contadores com mais de um visor, sendo necessário que forneçam as leituras de todos os visores, cada uma delas correspondente ao consumo registado no respetivo período horário.

As leituras podem ser comunicadas às diferentes empresas do Grupo EDP através dos respetivos sites na internet, que contêm secções dedicadas ao tema, através da aplicação da EDP Distribuição para dispositivos móveis Android e iOS, que se pode descarregar, gratuitamente, no Google Play ou App Store, ou telefonicamente.

Os clientes da EDP Distribuição e da EDP Serviço Universal podem fornecer as suas leituras através do telefone EDP 800 507 507, chamada gratuita 24 horas por dia, todos os dias. Os clientes da EDP Comercial podem comunicar as suas leituras através do 800 105 353, também gratuito e permanentemente disponível.

Comentários

Não consigo enviar leitura do contador