1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. Como Saber a quem Pertence um IBAN

Como Saber a quem Pertence um IBAN

Codigo IBAN

Desde 1 de fevereiro de 2016 que foi instituído em Portugal, pelo Banco de Portugal, que passássemos a usar o IBAN por vez do NIB.

No entanto, o IBAN ainda continua a gerar algum tipo de dúvidas entre os portugueses. Por isso, hoje decidimos que era mais do que altura de esclarecê-las de uma vez por todas.

 

O Que É O IBAN?

Sempre que pretende fazer um pagamento normal ou internacional através da sua instituição bancária, precisa do su IBAN.

Em Portugal, o IBAn tem 25 dígitos e é apenas uma versão maior do seu número d conta bancária. A maior vantagem da utilização do IBAN ao invés do NIB é que o IBAN possuí também a identificação do seu país assim como da instituição bancária. Desta forma, quaisquer pagamentos nacionais ou internacionais serão mais fáceis rápidos.

Posto de outra forma, o IBAN (Número Internacional de Conta Bancária) identifica não só o número da conta à ordem do cliente validando, ao mesmo tempo, o país, banco e conta do beneficiário. Assim, as transferências internacionais serão imediatas.

IBAN Portugal

 

A Diferença Entre O NIB E O IBAN

O NIB (Número de Identificação Bancária) é constituído por 21 algarismos e era o código utilizado até fevereiro de 2016 para fazer transferências. A sua estrutura era a seguinte:

  • nos oito primeiros algarismos estão identificados o Banco e o Balcão.
  • os onze seguintes, identificam o número de conta à ordem ajustada com zeros à esquerda.
  • os dois últimos algarismos são dígitos de controlo.

No caso do IBAN (Número Internacional de Conta Bancária), e tal como já referimos acima, contém o número de Conta à Ordem de um Cliente num contexto internacional, validando o País, o Banco e a Conta do beneficiário. Aqui fica um exemplo simples de um IBAN português:

  • IBAN: PT50 0002 0123 1234 5678 9015 4.
  • Código do País ISO: PT (Portugal).
  • Dígitos de controle do IBAN: 50.
  • BBAN 0002 0123 1234 5678 9015 4.
  • Número de Identificação Bancária: 0002.
  • Identificador da Agência: 0123.
  • Número da Conta: 12345678901.
  • Dígitos de controle BBAN: 54.

Como pode ver, o seu IBAN terá sempre PT50 desde que a sua conta bancária esteja em território nacional. No caso de ter uma conta no estrangeiro, este será substituído pelo código do país onde tem a conta.

No caso de ter uma conta no Reino Unido este código inicial será GB29 ou se tiver a sua conta bancária sediada em Espanha, o código será ES91.

De seguida vem o número de identificação bancária que se refere ao banco no qual tem a sua conta. Cada banco que opere em Portugal tem um código que vem aqui expresso.

O identificador da agência é referente à agência onde a sua conta foi aberta. De seguida, vem o número de conta e, por fim, os dígitos de controle do NIB.

Como pode ver, é fácil saber a quem pertence um IBAN. Apenas terá de olhar para os dígitos do IBAN de acordo com o que lhe mostramos e ver o nome associado à conta bancária.

Comentários

Esta conta tava nas finanças da minha mãe ao qual o apoio extraordinário diz ser pago para esta conta que nem é dela , e gostaria que me conseguissem dizer a quem pertence