1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. Como saber onde votar em Portugal

Como saber onde votar em Portugal

Votar Portugal

Em época de eleições e caso não saiba o local onde deve ir votar, a forma mais simples é aceder à plataforma que o Ministério da Administração Interna criou onde os eleitores podem entrar com o seu número do cartão de cidadão e a sua data de nascimento.

A plataforma fica disponível apenas 15 dias antes das eleições, ao entrar na plataforma com os seus dados pessoais fica automaticamente com acesso ao posto de recenseamento, local de voto, morada, seguido pela secção de voto. Os cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, residentes em território nacional, são automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada indicada no referido cartão e podem consultar também os editais afixados na Junta de Freguesia e na Câmara Municipal.

Portugal Votar

Visto o número de eleitor ter sido eliminado os cadernos eleitorais serão organizados dentro de cada freguesia ou posto de recenseamento por ordem alfabética dos nomes dos eleitores, cada um vai ter de procurar a sua mesa de voto pelo primeiro nome, em vez do número de eleitor como feito anteriormente, o que em alguns casos, pode ter influência nos locais de voto.

Para além de conseguir ver o seu local de voto através da plataforma pode também utilizar a aplicação para telemóvel MaiMobile ou enviar uma mensagem com um pedido de informação SMS para o número 3838 com os seguintes dados: RE (espaço), número de identificação civil sem dígito de controlo (espaço), e no final colocar a data de nascimento no formato AAAAMMDD.

O recenseamento de cidadãos residentes no estrangeiro passa a ser automático desde que tenham cartão de cidadão e a pesquisa só pode ser feita por nome. Os residentes no estrangeiro podem optar entre o voto por correspondência ou presencialmente, nas instalações consulares, expressa essa preferência pelo cidadão.

Caso pretenda ir votar fica assim a saber que já não há necessidade de apresentar o cartão de eleitor, visto este ter sido eliminado e que pode facilmente ter acesso ao seu local de voto através da plataforma online, na Junta de Freguesia ou Câmara Municipal, por aplicação ou por mensagem SMS.