1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. Como obter caderneta predial de terceiros

Como obter caderneta predial de terceiros

caderneta predial

Se quiser comprar ou vender um imóvel e ter acesso à caderneta predial que é um documento emitido pelas Finanças com várias informações sobre o imóvel pode ter acesso a esta pela internet desde que o contribuinte seja o seu proprietário.

  • Pode também dirigir-se aos Serviços de Finanças e pedir a caderneta predial presencialmente, sendo aqui cobrado o custo da sua emissão.
  • Ao pedir a caderneta predial via internet e de forma gratuita, é necessário aceder ao site do Portal das Finanças. Ao entrar é exibida uma lista com os dados dos imóveis que estão em seu nome, como a freguesia, o artigo, o ano de inscrição na matriz, valor inicial e valor atual do prédio.

 

caderneta de terceiros

Deve de seguida carregar na coluna "Caderneta predial" e em "Caderneta" sendo assim gerada uma caderneta predial em formato PDF. Pode também pesquisar diretamente um imóvel específico e obter a respetiva caderneta predial, para isso aceda ao Portal das Finanças e insira o seu NIF e password:

  • Na coluna do lado esquerdo deve clicar em "Todos os Serviços e procurar o título "Prédios", "Caderneta predial", e clicar em "Obter comprovativo".
  • De seguida deve inserir o código da freguesia.
  • Deve escolher o tipo de prédio (rústico ou urbano) e inserir o artigo e a fração.

Quando completados os dados, a caderneta predial do imóvel é gerada automaticamente.

A emissão de cadernetas prediais online é completamente gratuita, o mesmo não acontece se o pedido for presencial nas Finanças. As cadernetas prediais emitidas pelo site na internet têm a mesma validade e o mesmo valor jurídico que as emitidas pelos serviços tributários.

Caso queira obter a caderneta predial de um imóvel de que não é proprietário, não vai ser possível. Ao invés, pode obter uma certidão do registo predial, muitas das informações que constam da caderneta predial podem também ser consultadas na certidão predial, como sendo os proprietários do imóvel, informações sobre o terreno, registos de hipotecas ou informações sobre a construção do imóvel.

Comentários

Bom dia,

queria comprar um terreno mas estamos com algumas duvidas sobre a sua legalidade, como posso consultar a Certidão do Registo Predial?

Atentamente
Susana Matias

Como posso saber informações sobre prédio deixado em herança pelo meu bisavô, obrigado

É possível ?