1. Home
  2. » 
  3. Blog
  4. » 
  5. Portugal Serviço de Informações

Portugal Serviço de Informações

Situado no sudoeste europeu, Portugal é a porta de entrada ocidental do continente europeu, seu território conta com mais de 90 mil quilómetros quadrados, sendo o país da Europa cujas fronteiras são as mais antigas do mundo.

Portugal situa-se na Península Ibérico, sendo delimitado a norte e a este pela Espanha e a sul e oeste pelo Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo.

Além do seu território continental, faz ainda parte de Portugal as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, situados também no Oceano Atlântico.

Portugal origens

A origem do nome de Portugal remonta às origens celtas do nome da cidade do Porto, a segunda maior do país, que que se chamava Portus Cale, no entanto, a capital portuguesa é Lisboa, situada na região centro-oeste do país. Além de ser a mais populosa do país, com mais de meio milhão de cidadãos, Lisboa é ainda o principal centro político de Portugal, ao sediar o Governo e a residência do Presidente da República.

Tal como o próprio país, Lisboa é também a capital europeia mais ocidental, sendo igualmente um dos principais centros económicos, turísticos e culturais do continente europeu.

Apesar de ser um país de maioria cristã, Portugal é um país laico. O seu Índice de Desenvolvimento Humano é considerado elevado, graças a um alto nível de qualidade de vida ou um bom sistema nacional de saúde.

Actualmente, é também um dos destinos turísticos mais procurados no ocidente, principalmente graças à união da sua vasta história, um clima moderado e um povo acolhedor.

Portugal tem um clima mediterrâneo, caracterizado pelas temperaturas médias amenas. Os invernos são chuvosos e frescos, sendo mais frios nas zonas montanhosas do norte e do centro, mas no sul apenas raramente as temperaturas atingem os zero graus.Isso faz com que a flora e fauna portuguesa sejam caracterizados sobretudo pela diversidade.

Entre as espécies autóctones mais comuns encontram se o pinheiro, o castanheiro, o sobreiro ou o carvalho-português, além do eucalipto, que nos últimos anos se difundiu pela paisagem nacional a grande velocidade. No que diz respeito à fauna, a raposa, o lince-ibérico, a cabra-selvagem, a lebre ou o sacarrabos são algumas das espécies mais comuns.

Lisboa_pt

Lisboa e Porto são as duas principais cidades nacionais, contando com dois dos três aeroportos internacionais do país. O terceiro situa-se em Faro, a cidade mais importante da região do Algarve, situada no sul do país e um dos mais importantes pontos turísticos portugueses.

Outras cidades importantes são Coimbra, onde está uma das mais antigas universidades do mundo e continua a ser o mais importante polo estudantil nacional, Braga, Setúbal ou Évora.

Portugal conta ainda no seu território com vários monumentos ou construções que são consideradas património mundial da UNESCO, como o centro histórico de Évora, a Universidade de Coimbra, o Convento de Cristo, o Mosteiro da Batalha ou o Centro Histórico de Guimarães, o berço de Portugal. A ilha açoriana de Angra do Heroísmo, o Alto Douro Vinhateiro ou a Paisagem Cultural de Sintra são alguns dos locais naturais que também são distinguidos pela UENSCO como património mundial. Finalmente, Portugal conta ainda com algumas distinções na ara do património imaterial, como o Fado ou o Cante Alentejano, estilos musicais tradicionais portugueses.

Comentários

Bom dia, gostaria que me explicassem como posso iniciar o meu computador pois diz que se tem que formatar e é necessário uma chave
Sendo o computador novo gostaria de saber se o tenho que mandar para o arranjo ou nao?

Quero fazer minha conta mas não dá digitei o meu CPF certo mas sempre constava errado...

na declaração do irs foi dado um numero de conta que já não existe pretendo o novo numero