1. Home
  2. » 
  3. Banca

Banca

Possuidor de uma longa história, o setor da banca é vital para a economia portuguesa e, por conseguinte, para todas as áreas que dela dependem. Apresenta um funcionamento e peso no produto interno bruto nacional similar ao verificado nos outros países da zona Euro.

O sistema bancário português começou a desenvolver-se ao longo do século XIX, com a criação de uma série de bancos regionais e locais, dos quais o primeiro foi o Banco de Lisboa, fundado em 1821 por iniciativa das Cortes Constituintes, organismo que atuou, na prática, como o primeiro Parlamento português, resultado da Revolução de 1820. Da fusão deste banco com a Companhia Confiança Nacional, uma sociedade dedicada ao investimento em dívida pública, surgiu o Banco de Portugal, ainda sem as suas atuais valências de organismo regulador e emissor exclusivo de moeda.

A segunda metade do século XIX assistiu à criação de um grande número de instituições bancárias regionais e locais, como o Banco Eborense, o Banco de Bragança, o Banco do Douro e muitos outros. No entanto, esta época de crescimento não foi isenta de problemas, como as crises de 1876 e 1890/1891, com esta última, que deixou o país à beira da bancarrota, a ter como consequências a falência de uma parte significativa das instituições bancárias existentes e o reforço da posição do Banco de Portugal como regulador e emissor.

Na primeira metade do século XX, o sistema bancário nacional passou por um processo de concentração, com a fusão e integração da maioria dos pequenos bancos remanescentes em grandes instituições financeiras, a que se seguiu uma fase de privatização, já no pós-25 de Abril e especialmente com a adesão do país à CEE, com a chegada de vários bancos estrangeiros, tendência que se manteve até aos nossos dias, com especial prevalência de bancos espanhóis.

Hoje em dia, Portugal possui um setor bancário desenvolvido, com as instituições financeiras a desempenhar um papel fundamental no financiamento da economia doméstica e uma presença significativa no mercado internacional, especialmente nos países de língua portuguesa. Este desenvolvimento é também refletido na adoção de tecnologias, produtos e serviços inovadores, como é o caso da banca online/móvel e de uma rede de caixas ATM e terminais de pagamento excecionalmente abrangente.

Entre os nomes de referência do setor da banca em Portugal, destaca-se a Caixa Geral de Depósitos, banco estatal criado em 1876 e que continua a ser o maior do país, com atividade no setor da banca comercial e de retalho, assim como toda uma série de serviços financeiros, banca de investimento e seguros. Além de uma vasta rede de agências em todo o país, a CGD possui uma presença significativa noutros países de língua portuguesa, como o Brasil e Moçambique.

Outras instituições financeiras de relevo são:

  • O Banco Comercial Português, fundado em 1985 e atualmente conhecido como Millennium BCP, com ativos de 89,9 mil milhões de euros em dezembro de 2022.
  • O Banco Santander Totta, subsidiária do banco espanhol Banco Santander em Portugal, com cerca de 300 balcões no nosso país.
  • O Crédito Agrícola (CA), um grupo constituído por uma grande quantidade de Caixas Agrícolas locais e outras entidades, com mais de 1,9 milhões de clientes em 2021.
  • O Banco Português de Investimento (BPI), atualmente detido pelo Grupo CaixaBank, com aproximadamente 350 agências e ativos de mais de 40 mil milhões de euros.
  • O Novo Banco, criado em 2014 por intervenção do Banco de Portugal para viabilizar os ativos "bons" do falido Banco Espírito Santo, com ativos de mais de 45 mil milhões de euros e lucros superiores a 260 milhões de euros em 2022.

Todas estas instituições, a que se juntam muitas outras, de menores dimensões, oferecem aos seus clientes uma vasta oferta de produtos e serviços, associada a registos de solidez, com bons resultados financeiros ano após ano.

Abanca
ActivoBank
Agibank
Banco Bai
Banco Credibom
Banco Popular Portugal
Banco Primus
BancoCTT
Banif
Bankinter
Bankintercard
Barclaycard
Barclays Portugal
BBVA
Best
BNPL
BPI
BPI Net Empresas
BPN
Caixa Geral de Depósitos
Caixadirecta
Cetelem
CGA
Cofidis Portugal
Credifin
Eupago
HiPay
Ifthenpay
Mastercard
Millennium BCP
Moey
Montepio
Multibanco
Munditransfers
Novo Banco
Oney
Paypal Portugal
Paysafecard
Payshop
Payz
Puzzle
Revolut
Santander Totta
SIBS
Skrill
Sofinloc
Unibanco
Unicre
Universo
Viabuy Portugal
Visa
Whitestar Asset Solutions
WiZink Portugal